Livro

23/02/2010 18:19

 

Mulheres e médicas: livro faz retrospectiva da participação das mulheres no exercício da medicina

 

O sexo feminino, apesar da discriminação enfrentada ao longo dos séculos, muito fez pelo desenvolvimento das ciências. Um livro recém-lançado no Brasil resgata esta história ao apresentar as principais mulheres que influenciaram a prática médica.

Escrita pela professora da Faculdade de Medicina da CochinPort-Royal e ex-presidente da Associação Francesa das Médicas, Josette Dall'Alva Santucci, a obra resgata a história de mulheres que desafiaram as dificuldades impostas pela sociedade e conseguiram estudar e exercer a medicina.

Da história da médica Metrodora, que viveu no Império Romano e escreveu, nos primeiro séculos da Era Cristã, um tratado sobre doenças do útero1, às mulheres que lutaram pela abertura da universidade para o sexo feminino no século XIX, a autora traça um panorama completo da participação feminina na medicina, narrando histórias intrigantes, como a de um condecorado oficial-médico do exército britânico que na verdade era uma mulher.

Usando sua experiência como diretora de um complexo hospitalar em Paris, a autora reconstituir o papel da mulher na sociedade a partir da história das pioneiras no ofício de salvar vidas.

 

Ficha técnica:
Mulheres e médicas - as pioneiras da medicina
Josette Dall'Alva Santucci
Rio de Janeiro, 2005, 248 páginas - R$39,90
Ediouro (21)3882-8416


 

 

Pesquisar no site