1ª Fase

   Diagnóstico empresarial é uma radiografia da situação atual da empresa e de seu sistema de gestão. Pode ser desenvolvido com uma abordagem mais geral de todo o contexto da gestão ou ter focos específicos em determinados processos. Permite uma visão integrada e articulada da Organização ou de um problema específico, resultando em mais agilidade para superar os obstáculos, melhor direcionamento dos investimentos, posicionamento mais claro para mobilização e envolvimento das equipes para atingir os objetivos esperados.

    O objetivo no diagnóstico no diagnóstico é buscar e verificar o alinhamento estratégico da organização com os recursos existentes, descobrir quais os pontos fortes e vulneráveis, e a melhor forma de aproveitar as oportunidades e os recursos existentes para superar as dificuldades e aumentar a competitividade da Organização. A metodologia da abordagem é desenvolvida em conjunto com a própria Organização.

    Como meio de pesquisa são utilizados instrumentos próprios, que possibilitam analisar a adequação entre processos e sistemas versus a infra-estrutura, equipamentos e recursos humanos existentes. Todas as informações colhidas são analisadas compiladas, debatidas com as equipes e transmitida ao cliente, através de reuniões semanais. Ao final do diagnóstico é elaborado um relatório contendo o planejamento para implementação das melhorias, das oportunidades e potencialidades existentes na Organização, acompanhado de uma Proposta Comercial para implementar a 2ª fase do projeto.

 

Como instrumentos para pesquisa, adaptados de acordo com a realidade de cada organização, citamos:

 

* Entrevistas em profundidade;

* Estudo de Cultura;

* Identificação dos Processos-Chave e de apoio;

* Matriz de atividades e Responsabilidades;

* Tabela de problemas levantados e Oportunidades de Melhoria;

* Levantamento, análise e revisão dos indicadores de resultado, qualidade e produtividade da empresa;

* Calculo de retorno potencial das oportunidades de melhoria sugeridas.

Pesquisar no site